Negociação
Temos de alcançar objetivos por meio de um acordo nas situações em que existem interesses comuns, complementares e opostos, isto é, conflitos, divergências e antagonismos de interesses, idéias e posições (WANDERLEY, 1998: 21)
A ação de negociar tornou-se atualmente uma das mais relevantes habilidades humanas. Negociação pode ser entendida como se fosse uma arte de “compartilhar” idéias, até chegar a um comum acordo. Esse ato tem adquirindo uma grande importância nas empresas hoje em dia, pelo fato de estar sempre presente nesse desempenho. O negociador tem como base encontrar os “furos” e os lucros de um negócio e ainda ser responsável pela manutenção ou pelo rompimento de relações comerciais.
É necessário saber muitas informações sobre o projeto estabelecido, quanto mais informação, melhor é. Arrecadar dados sobre o mercado, clientes, produtos, tudo isso para saber argumentar de uma maneira mais estratégica.
Negociação é a possibilidade de se fazer algo melhor por meio de uma ação conjunta; por outro lado, não deverá ser surpresa caso as ações de não-negociação provem ser o meio superior de realizar algo (SEBENIUS E LAX, 1987).
Negociando é o jeito mais simples de se conseguir algo desejado, sendo assim se negocia quando tem interesse comum em ambos os lados, essa técnica permiti que a pessoa tenha um papel ativo na negociação, podendo ser utilizada em qualquer situação do dia-a-dia.
Um bom negociador foca no planejamento e em uma boa comunicação, pelo fato de ter que convencer o outro, a ética também tem seu papel fundamental nesse processo, pois uma vez que não utilizada em um relacionamento, pode ser afetado inviabilizando um processo futuro, ou algo do tipo.
Saber negociar nos