uso linguagem formal
Há – equivale ao verbo fazer, indicando passado. Ex. Há dois anos ele esteve aqui.
A - preposição indica tempo futuro. Ex. Daqui a dois anos, estaremos novamente aqui.
Para mim - pronome oblíquo, não conjuga verbo. Ex. Ele enviou o livro para mim.
Para eu - usa-se antes de verbos no infinitivo. Ex. Ele enviou o livro para eu ler.
Afim – adjetivo significa igual e transmite ideias de afinidade. Ex. Tiveram idéias afins e foram aplaudidos. O garoto está afim de você!
A fim - ideia de finalidade (objetivo). Ex. Ele fez tudo a fim de conseguir o patrocínio.
Ao par - expressão comercial que exprime negociação, transação cambial. Ex. Naquela transação acertaram que o câmbio estaria ao par.
A par – significa estar ciente, bem informado. Ex. Todos estavam a par dos últimos acontecimento.
Em cores – nunca use “a cores”, pois a forma correta pede a preposição em. Ex. Quero comprar aquela televisão em cores.
O grama e a grama - Grama é uma palavra masculina quando se refere a peso e feminina quando significa vegetal. Ex. Quero quinhentos gramas de queijo. A grama orvalhada dava um ar de frescor ao jardim.
Dó - palavra masculina, não deve ser usada com artigos ou adjetivos femininos. Ex. Tenho muito dó da mãe daquela criança.
Por que, porque, por quê, porquê Por que – advérbio interrogativo. Empregado em frases interrogativas diretas ou indiretas. Ex. Por que você chorou? (direta) Desejamos saber por que você chorou. (indireta) - subentendida a palavra razão.
Como pronome relativo, pode ser substituído por pelo qual, pela qual, pelos quais, pelas quais. Ex. A vitória por que ele lutou foi merecida. O lugar por que passamos é muito bonito. Porque – usada em respostas, como conjunção causal ou explicativa. Ex. A festa foi cancelada porque choveu