linguagem Formal e Informal
Instituto Tecnológico da Bahia
Nomes:
Linguagem formal e Informal
Salvador
2013
Nomes:
Linguagem formal e Informal
Este trabalho foi elaborado com a finalidade do aperfeiçoamento das técnicas de escritas e para a aprovação na disciplina redação técnica.
Linguagem é o sistema através do qual o homem comunica suas ideias e sentimentos, seja através da fala, da escrita ou de outros signos convencionais.
O assunto que nos motiva a travar essa rica e proveitosa discussão diz respeito à linguagem formal e à linguagem informal, ambas recorrentes em situações cotidianas de comunicação, mas demarcadas por aspectos relacionados à própria situação em que o ato comunicativo se faz materializado. Nesse sentido, apoiados nessa “pauta”, digamos assim, importante é fazer menção àquela questão relacionada ao “certo” e ao “errado”, pois mediante os avanços dos estudos linguísticos, sentirmos amparados por essa dualidade é não levar em conta o próprio contexto em que se dá a comunicação propriamente dita.
Dessa forma, faz-se necessária uma conscientização de que realmente há uma variedade padrão, também considerada de prestígio, a qual subsidia aquelas situações em que devemos fazer uso dos conhecimentos norteados pelo padrão formal da linguagem, justamente porque nesse contexto de comunicação deve, necessariamente, prevalecer o uso da linguagem formal. Situações essas demarcadas por uma produção textual no ambiente escolar, em concursos e vestibulares, entre outras. Assim falando, dá a entender que estamos nos referindo somente à linguagem escrita, mas é importante estarmos cientes de que circunstâncias ligadas à oralidade também requerem tal posicionamento, como o que ocorre em uma entrevista de emprego, numa apresentação de um seminário, num discurso presidido em solenidades de uma forma geral, enfim, muitas são as vezes em que assim devemos agir.
Contudo, presos à noção de que o uso da