hiSTÓRIA
O filme retrata a história de introdução das cotas raciais e como foi a aceitação das cotas na UnB – Universidade de Brasília. Vimos os prós e contras apresentados por pessoas da instituição. Essas pessoas expuseram ideias aceitáveis para ambas as partes (quem apoia e quem não apoia) e logo após, as ideias apresentadas pelo filme, foram discutidas, adicionando-se alguns pontos a mais. Esses pontos são os seguintes: os a favor e contra as cotas raciais, os a favor e contra as cotas sociais e os a favor e contra as cotas.
Particularmente, sou, primeiramente e totalmente contra as cotas raciais, pois não podemos definir inteligência por cor de pele das pessoas. E sim sou a favor das cotas sociais, pois não pode ser considerado que um aluno que tem sua base escolar pública possa competir de igual para igual com um aluno de base escolar privada. Não concordo com a ideia de cotas permanentes, pois a solução não é cotas, e sim dar uma educação de base de qualidade para os alunos competirem de igual para igual em concursos e outros.
Fazendo a cotas ser “eterna”, não é resolvido e sim, piorado o sistema educacional público que já é uma terrível e grandiosa bola de neve governamental. Apesar disso tudo ser culpa também de quem coloca os governantes em seus lugares e não cobram devidamente deles. É preciso que o país inteiro vote consciente.
Pude concluir que as cotas (todas elas), são uma solução rápida, pois não podemos voltar com os alunos que estão no 3º ano do ensino médio para a pré-escola. E que o governo deve investir mais na educação de base para preparar brasileiros que se deem bem no quesito