negociação
O trabalho a seguir relata passo a passo de uma boa negociação. Nele serão mostrado itens básicos e essências a negociar. A negociação envolve duas ou mais pessoas com ponto de vista diferente a fim de chegar um conceito comum. Para ser um negociador é preciso ser criativo e oportunista saber a hora de falar e atacar suas propostas.
O desafio é feito através de um projeto gerado por uma ONG, onde a finalidade é encontrar patrocinador, que auxiliaram sua divulgação. O desafio dado é convencer, de maneiras estratégicas três renomadas empresários da região a aceitar colaborar com o projeto. Nesta ATPS abordaremos conceito de autores como Steele, Murphy e Russill, que expoem o seu ponto de vista em função da negociação.
Conceituação de negociação na visão de tres autores
“Negociação é um processo no qual as partes se direcionam de suas posições divergentes para um ponto em que se possa alcançar um acordo".
"Negociação é um processo em que duas ou mais partes, com interesses comuns e antagônicos, se reúnem para confrontar e discutir propostas explícitas com o objetivo de alcançar um acordo."
"Negociação é uma troca de convencimentos, onde uma parte persuade a outra apresentando os benefícios mais relevantes em relação ao ponto de vista defendido".
Na concepção da equipe a estratégica foi buscar conceitos diferentes com a mesma finalidade. Cada autor vê a negociação em termos correlativos necessários para um bom negociador.
No caso de Steele, Murphy e Russill, 1995 concordam que mesmo em lado oposto ao do oponente, pode-se chegar a um acordo comum, beneficiando ambos. Para Berlew (citado por Carvalhal, 2011) envolve mais de duas pessoas para chegar num propósito coerente para as necessidades das partes. Por fim Mariotini classifica negociação onde todos oferecem suas propostas e ganha aquele, que for menos flexível usando defesa como ataque.
Encontrar semelhanças entre as teorias estudadas com o desafio.