Negociação
DESAFIO
“Durante o ano que passou, você assumiu novas responsabilidades, trabalhou duro e se dedicou totalmente à empresa para a qual trabalha. Além disso, você acaba de ingressar em um curso superior na área de gestão e está se capacitando para ser um funcionário melhor.
Tem bons motivos para pleitear um aumento salarial. Bem preparado, munido de dados que comprovam o desempenho pessoal e os resultados para a empresa, dirige-se aos respectivos gerentes e ouve um “NÃO” como resposta aos seus anseios e pretensões.”.
Como reagir diante dessa resposta? Que argumentos podem ser levantados a fim de convencer a gerência da importância do seu aumento salarial?
O colaborador tem que se preparar muito antes de pedir um aumento esperando sempre as duas respostas, mas se a resposta for “NÃO”, não discuta e nem discorde. Dependendo dos motivos que o chefe alegar para a negativa,o colaborador pode sempre negociar, cursos de aperfeiçoamento, ou algumas mudanças para melhorar o seu desempenho no sentido de obter futuros aumentos. Antes de fazer o pedido o colaborador deve montar uma argumentação e se mostrar satisfeito com a empresa, fazer um histórico sobre as suas atividades , o seu desempenho, o retorno que seu trabalho tem trazido para a empresa e suas expectativas de crescimento.É preciso conhecer a realidade do mercado de trabalho em que você atua. Alguns pedidos de aumento de salário acabam motivando planos de ações que melhoram a carreira da empresa. O “não”, não deve ser aceito como sinal de desistência. O melhor momento para se pedir um aumento salarial para seu chefe é quando a sua equipe atingiu as metas . Marcar uma reunião do colaborador com seu chefe, para que seja discutido tudo o que se tem em mente, escolher um bom dia e hora, procurar antes da negociação se informar sobre os salários do seu cargo. Procurar focalizar seus conhecimentos, suas experiências adiquiridas