Negociação
A palavra conflito está relacionada com discórdia, controvérsia, desacordo enfim para que haja conflito é necessário diferença de interesses de uma das partes envolvidas.
O conflito existe quando uma das partes - seja indivíduo ou grupo – tenta alcançar seus próprios objetivos relacionados aos interesses da outra parte, que sem dúvida, interfere na obtenção dos objetivos que se quer alcançar. Como os conflitos são comuns na vida organizacional, o administrador deve saber desativá-los a tempo. Uma qualidade desejável no administrador é, sem dúvida, a sua capacidade de administrar conflitos.
O conflito pode trazer tanto resultados positivos quanto negativos para pessoas e grupos e, sobretudo para a organização como um todo. A questão principal é como administrar o conflito de forma a aumentar os efeitos positivos, e a minimizar os efeitos negativos. Devemos saber escolher as estratégias de resolução para cada caso, uma das estratégias que podemos utilizar e o melhor de forma simples que faz toda a diferença é:
Saber comunicar: sem diálogo não há comunicação nem solução possível para os problemas
Saber ouvir: Evitar criticar ou tentar dirigir a conversa; adotar uma posição afirmativa, mostrando respeito pela outra pessoa.
Saber perguntar: O que vai definir seu atual estilo de administrar conflitos está diretamente ligado a duas importantes características de comportamento: assertividade e cooperação.
Negociação
“Todas as situações existenciais importam em negociação, compromissos e objetivos comuns, tendo por base o processo de conversação. Buscar acordo, trabalhar o consenso, conquistar a cooperação são condições para a convivência e a efetiva vida social” (BERG, 1998, pág 2).
Negociar é uma das artes que a humanidade pratica desde a sua existência.
Conceitos de negociação
NEGOCIAÇÃO VOLTADA EXCLUSIVAMENTE PARA OBTER VANTAGEM : Aqui, nota-se o desejo de negociar com pessoas, visando a algum interesse. Quando citada “à conquista