Negociação
"Negociação é um processo em que duas ou mais partes, com interesses comuns e antagônicos, se reúnem para confrontar e discutir propostas explícitas com o objetivo de alcançar um acordo." (Berlew, citado por Carvalhal, 2011)
"Negociação é o processo de buscar aceitação de idéias, propósitos ou intresses visando ao melhor resultado possível, de tal modo que as partes envolvidas terminem a negociação conscientes de que foram ouvidas, tiveram oportunidade de apresentar toda a sua argumentação e que o produto final seja maior do que a soma das contribuições individuais."(De acordo com Junqueira (2003a), vice-presidente do Instituto M. Vianna Costacurta (MVC))
Já Burbridge2 conceitua negociação como “o processo pelo qual duas ou mais pessoas se comunicam, buscando chegar a algum acordo sobre valores escassos e/ou ações controladas, total ou parcialmente, por ambas as partes, ou ainda por qualquer das partes envolvidas”. Segundo os autores Lewicki e Hiam, a negociação pode ser entendida como um jogo. Esta conceituação baseia-se no fato de que a negociação não é um processo compulsório que ocorre independente da vontade dos envolvidos, e também o fato de haver uma sequencia lógica e previsível na qual os bons jogadores passam a dominar o processo e assim obter sucesso.
Com base nos conceitos apresentados acima e nos citados no PLT, a negociação com alguém mais próximo na nossa opinião é mais fácil, pelo fato de termo uma facilidade maior em convencer, por conhecermos melhor os pontos fracos e fortes das pessoas envolvidas, saber se de fato sua argumentação está convencendo realmente e usar essa proximidade o máximo possível a nosso favor. Ter uma percepção melhor de que realmente o produto ou a questão negociada possa vir a interessar ao outro e agrada-lo. Proporcionando momentaneamente um resultado favorável a ambos os lados. Porém é uma negociação mais propicia a dar problemas futuros e acrretar algum