Negociação
INTRODUÇÃO
Cada dia mais presentenas ações cotidianas dos executivos, a negociação tem adquirido importância crescente no desempenho das empresas. É na habilidade do negociador que muitas vezes encontramos a diferença entre lucro e prejuízo de um empreendimento. Dependendo da forma como é conduzida, uma negociação também pode ser responsável pela manutenção ou pelo rompimento de relações comerciais.
Negociação tem muitas semelhanças com uma partida de xadrez. Em ambas é preciso conhecer o outro "jogador", planejar cada ação com cuidado; usar estratégias e táticas para obter melhores posições e quase sempre, ceder peças para ganhar outras em troca. A grande diferença é que, numa negociação ideal, as partes envolvidas encerram o jogo igualmente vitoriosas.
Poderíamos dizer que NEGOCIAÇÃO é um processo em que partes distintas buscam a aceitação de suas idéias, interesses ou propósitos, tendo como objetivo comum o alcance de um resultado consensual que satisfaça a expectativa de ambas. Para tanto é fundamental que haja de lado a lado, COMUNICAÇÃO, MOTIVAÇÃO E HABILIDADE
PARA TOMAR DECISÕES E ADMINISTRAR CONFLITOS.
As partes envolvidas devem, ao término do processo, estar convencidas de que tiveram oportunidade de argumentar, de que suas idéias foram ouvidas e plenamente entendidas e de que o resultado final foi maior que a soma das contribuições individuais. Como atributos fundamentais e indispensáveis, o negociador deve ter habilidade no relacionamento interpessoal, dispor de uma tecnologia de negociação e ainda possuir pleno conhecimento do seu negócio.
Entre outras palavras, o bom negociador precisa utilizar uma metodologia que lhe permita, durante o processo de negociação, revelar suas forças e ao mesmo tempo ocultar suas fraquezas; conhecer a outra parte e suas necessidades; apresentar os argumentos conforme características do outro negociador; desenvolver comportamentos que gerem confiança, evitando os que possam