Estatística de acidentes do trabalho 2006-2009
Os acidentes são materializações dos riscos associados às atividades, instalações, máquinas e equipamentos. Para reduzir a freqüência de acidentes é preciso avaliar os riscos. O acompanhamento e a análise de dados relativos a acidentes decorrentes do trabalho não é, ainda, uma preocupação geral das empresas. Os acidentes são um forte indicador que demonstra a situação da empresa frente a diversos fatores relacionados à segurança de seus funcionários. Não é a toa que o MTE – Ministério do Trabalho e
Emprego torna obrigatório, através da Norma Regulamentadora – NR04, da Lei Nº
6.514, de 22-12-1977, QUADROS III e VI constantes no ANEXO I desse trabalho, que as empresas os informem anualmente uma tabela com estatísticas de acidentes ocorridos no período em questão. Através desse índice, ações podem ser tomadas caso se perceba que as empresas não estejam tomando iniciativas para melhorarem estes índices.
O trabalho consiste em uma análise de uma base de dados de acidentes do trabalho ocorridos internamente na Empresa “X”, a qual executa atividades relacionadas à fabricação de adesivos e selantes. Mesmo não possuindo uma direta relação com a área de Meio Ambiente, escolhemos o tema com o propósito de identificar e cruzar informações destes acidentes, verificando os possíveis fatores e/ou causas que propiciaram a freqüência de ocorrência dos mesmos, frente as variáveis expostas.
Realizando está análise, estaremos também tendo um aprendizado mais aprofundado das maneiras de trabalharmos com uma base de dados, que certamente utilizaremos na área ambiental.
3
POPULAÇÃO DE ESTUDO
A população de estudo neste caso são todos os funcionários que se acidentaram, porém, toda empresa era monitorada. Ela está situada em uma cidade do Vale dos Sinos, entre as cidades de Campo Bom e Novo Hamburgo e as análises realizadas são referentes aos anos de 2006, 2007, 2008 e 2009.
AMOSTRA
Nosso banco de dados foi sendo realizado no decorrer de cada