Atividade dissertativa redefor um garoto chamado rorbeto
958 palavras
4 páginas
[pic]Atividade Dissertativa 02
Um garoto chamado Rorbeto
Que Gabriel, O pensador é um letrista de “Mão cheia” todos nós já sabemos, mas o que muitos não sabem é que ele é um escritor melhor ainda.
No ano passado ao preparar as aulas de leitura para meus alunos encontrei algumas caixas de livros que havia na escola, comecei então fazer uma pequena análise sobre cada um deles, para saber a que tipo de aluno poderia interessar e dessa forma pudesses dar sugestões conscientes de leitura a meus alunos. Foi quando me deparei com um livro do rapper “Um garoto chamado Rorbeto”. Fiquei encantada com o livro e com possibilidades de trabalho que poderia desenvolver com ele.
Enquanto lia, constatei que estava diante de uma obra de arte, e conforme ia dando sequência a leitura, mais me surpreendia e me deliciava com a qualidade do texto, das ilustrações que parecem colagem, outras se assemelham ao grafite. E as cores? Estas são quentes, alegres, vivas. A ilustração do livro acompanha o desenrolar da trama ajudando a contá-la de forma clara e criativa. Gabriel utiliza uma linguagem coloquial leve, descontraída e comum ao mundo infantil. O vocabulário é de fácil compreensão formando frases curtas e seu ritmo nos remete as batidas do rap, compondo assim, um texto inteligente, envolvente e inovador.
O autor traz a intertextualidade para o texto através da personificação da cadela Filé, assim como ocorre com Baleia, na obra de Graciliano Ramos.
“Um Garoto Chamado Rorbeto”, conta através de uma narrativa em versos, em terceira pessoa, a história de um menino, chamado Rorbeto, que descobre que tem seis dedos em uma das mãos e fica constrangido com a diferença que apresenta, além disso, ao nascer tem seu nome escrito de forma errada, pois, seu pai analfabeto não soube soletrar o nome que lhe daria. Essa abordagem coloca o aluno diante do drama do analfabetismo e mostra a importância da leitura e da escrita para