Negociação
Kozicki (1998). Negociação é a arte de se alcançar um acordo, resolvendo as diferenças por meio do uso da criatividade. Envolvendo dois lados tentando chegar a um acordo, uma solução que, idealmente, deixará ambas as partes felizes – a clássica solução ganha- ganha. Através da escolha deste conceito o objetivo principal do trabalho é apresentar outras definições de negociação, identificar e explicar as variáveis básicas, tais como: Poder,Tempo e Informação.
A palavra negociação é de origem latina, negotiatus, que significa “cuidar dos negócios”.
Hoje, a arte de negociar faz parte do dia-dia das pessoas e não somente das organizações. Para atingir um objetivo, seja ele na vida pessoal, ou profissional, as pessoas precisam negociar e não impor decisões.
Na atualidade negociação é uma das formas mais comuns de contato humano, é uma das artes menos conhecidas, no que diz respeito à forma de conduta humana.
Negociar é buscar o acordo por meio do diálogo, é a forma para as pessoas minimizarem ou eliminarem suas diferenças.
Denominamos Negociação desde um simples e breve diálogo com nosso colega de trabalho com o objetivo de alcançar um entendimento, até um longo e complexo processo de conversações entre dois países, envolvendo vários representantes de cada uma das partes.
Negociação é um processo de relacionamento que visa ao entendimento entre as partes. Pode ser simples ou complexo, rápido ou demorado, envolvendo duas ou mais pessoas.
Todas estas definições resumem que negociar é algo necessário nos dias de hoje. Nada é feito sem negociação e uma boa comunicação.
Uma negociação bem sucedida – quando duas pessoas tentam chegar a uma solução mutuamente aceitável – não deve haver vencedores nem perdedores. O processo termina com resultados satisfatórios, ou fracassos simultâneos.
A arte de negociar é baseada na tentativa de conciliar o que é bom para você com o que é bom para o outro lado. Para chegar a esse ponto, e que ambas as partes ganham