Raphael
O custo de alguma coisa é aquilo que você desiste para obtê-la.
As tomadas de decisões exigem comparar os custos e benefícios de possibilidades alternativas de ação. Em muitos casos, o custo de uma ação não é tão claro quando pode parecer pela primeira vez.
Consideremos, por exemplo, a decisão de ir à faculdade. O benefício é o enriquecimento intelectual e toda uma vida de melhores oportunidades de emprego. Mas qual é o custo?
Podemos somar os gastos que temos com as mensalidades, livros, moradia e alimentação. Mas na verdade esse total não representa aquilo que você sacrifica para passar um ano na faculdade.
O primeiro problema dessa resposta é o fato de que ela inclui algumas coisas que não são, na verdade, os custos para freqüentar a faculdade. Mesmo que você abandone os estudos, precisará de um lugar para dormir e de comida para se alimentar. Os custos de moradia e alimentação somente são custos se forem mais caros na faculdade do que em outro lugar. Na verdade, o custo de moradia e alimentação pode ser menor na sua faculdade do que as despesas com aluguel e comida que você teria caso more por contra própria. Neste caso, o quanto poupamos em moradia e alimentação são benefícios de freqüentar a faculdade.
O segundo problema desse cálculo dos custos está no fato de que ele ignora o maior custo de cursar a faculdade – o nosso tempo.
O custo de oportunidade de um item é aquilo de que abrimos mão para o obter outra coisa. Ao tomar qualquer decisão, como a de freqüentar a faculdade, deixará de ter mais tempo com a família, perderá grandes parte dos jogos do seu time preferido, novelas e assim por