Negociação
Entendemos que em uma negociação, todos saem ganhando, independente das partes.
O bom negociador, sabe escutar seu cliente e assim ele consegue traçar o perfil e fazer a sua proposta.
Na negociação ganha eu , ganhas tu, sempre uma pessoa acha que SAE perdendo, cabe ao negociador ser convincente mostrando todas as vantagens.
Exemplos práticos:
Na escola de Informática, cliente chegou dizendo que não podia mais fazer o curso, pois estava desempregado e sem dinheiro nem para comer.
O negociador disse que tinha uma multa de R$ 3000,00, e que a proposta era amenizar a multa para R$ 1500,00, parcelado em 3 vezes.
No ato o cliente aceitou...como uma pessoa que está com dificuldades financeiras, aceita uma proposta dessa, isso foi apenas uma forma que o cliente usou para amenizar sua multa, usando a mentira. Claro que o negociador reverteu a situação.
Negociação formal: Pensão alimentícia, onde a mãe entra em acordo judicial, para receber o valor estipulado de acordo com o salário do Pai e organizando a rotina de visitação e férias, entre outras coisas que envolvam o bem estar da criança.
Exemplo Negociação Informal: A escola faz uma parceria com agencias de empregos, pois tem um projeto de encaminhamento de alunos para o mercado de trabalho. Onde a agencia pode usar um determinado espaço e assim, abre vagas para uma cota de alunos. Sem nenhum documento contratual, apenas na informalidade.
Para ter êxito em uma Negociação é necessário usar todos os critérios, ser objetivo e analisar cada passo, para ver as vantagens e desvantagens de qualquer acordo. Só assim para ter uma negociação duradoura evitando problemas no