Negociação FGV
Módulo: 4
Fórum
Título: Atividade Individual – Empresa Universal
Aluno: Felipe de Senna Silva Araujo
Disciplina: Negociação Online
Turma: 52 – Negociação – MBA em Direito do Trabalho – MGM/BH
Introdução
O presente estudo tem por escopo analisar, concretamente, uma situação passada entre unidades fabris de uma mesma empresa, cujas gerências não conseguem se alinhar quanto aos padrões de qualidade esperados dos insumos que produzem e montam, em uma cadeia sistêmica.
Ao que tudo indica, há um impasse de posições entre os responsáveis pelas fábricas que prejudica a produção e o bom desempenho da empresa, pelo que se faz necessária a elaboração de uma saída acordada entre os atores deste embaraço, especialmente para subsidiar o gerente da unidade “Caratinga” nesta negociação, cumprindo este estudo, portanto, para este fim.
Aspectos relacionados à variável pessoas
A princípio, no que tange ao aspecto “pessoas”, envolvido em negociação, é de se destacar que o gerente da unidade “Caratinga” parece já se encontrar emocionalmente comprometido contra as posições do gerente da unidade “Pituba”. Como mencionado em texto de referência, “O gerente de Caratinga acha ridícula a posição tomada pelo gerente da fábrica Pituba”1. Assim sendo, o gestor de “Caratinga” percebe, no caso estudado, que o responsável por “Pituba” “está totalmente fora dos eixos nesse aspecto e nunca aceitaria qualquer acordo neste sentido” 2. Ou seja: há um enfoque de busca por culpado e não por solução, motivado pelas percepções individuais do gerente de “Caratinga” quanto ao seu colega de trabalho. A permanecer desta forma, a negociação tende a emperrar, sendo necessário que ambas as partes foquem no problema posto na mesa, devendo prevalecer a razão em contraposição às emoções ou considerações pessoais recíprocas.
Aspectos relacionados à variável interesses
Nesta mesma