Corrosão
1) A MORFOLIGIA: responda quais são elas.
Uniforme, por placas, alveolar, puntiforme ou por pite, intergranular (ou intercristalina), intragranular (ou transgranular ou transcristalina), filiforme, por esfoliação, grafítica, dezincificação, em torno de cordão de solda e empolamento pelo hidrogênio.
2) AS CAUSAS E MECANISMOS: responda quais são elas.
Por aeração diferencial, eletrolítica ou por correntes de fuga, galvânica, associada a solicitações mecânicas (corrosão sob tensão fraturante), em torno de cordão de solda, seletiva (grafítica e dezincificação), empolamento ou fragilização pelo hidrogênio.
3) OS FATORES MECANICOS: responda quais são elas.
Sob tensão, por fadiga, por atrito, associada a erosão
4) O MEIO CORROSIVO: responda quais são elas.
Atmosférica, pelo solo, induzida por micro-organismos, pela água do mar, por sais fundidos, etc.
5) A LOCALIZAÇÃO DO ATAQUE: responda quais são elas.
Por pite, uniforme, intergranular, transgranular, etc.
6) PARA CADA CORROSÃO ABAIXO DESCREVER AS CARACTERÍSTICAS FUNDAMENTAIS DE CADA UMA MOSTRANDO UMA FIGURA, PREFERENCIA COLORIDA. Pode ser montado em forma de tabela.
1. Corrosão uniforme
A corrosão se processa em toda a extensão da superfície, ocorrendo perda uniforme de espessura. É chamada, por alguns, de corrosão generalizada.
2. Corrosão por Placas Corrosão se localiza em regiões da superfície metálica e não em toda sua extensão, formando placas com escavações.
3. Corrosão Alveolar
Corrosão se processa na superfície metálica produzindo sulcos ou escavações semelhantes a alvéolos apresentando fundo arredondado e profundidade geralmente menor que seu diâmetro.
4. Corrosão puntiforme ou por