Negociação competitiva e negociação competitiva
Na negociação competitiva, existe uma oferta e uma contra-oferta. Sendo que no fim sempre se chega a um acordo.
Deixando ambas as partes pouco satisfeitas. Nesta competição, existem os fortes e os fracos. Os fortes são briguentos, imponentes, e querem ganhar a todo custo. Já os fracos, são mais maleáveis, às vezes cedem por pressão.
Portanto, para cada ganho uma perda. Jogo do ganha-perde.
Já na negociação cooperativa, eles se comportam como se fossem solucionar os problemas, querem acordo, tendo sempre um pensamento construtivo. Não gostam dessa expressão de “cada um por si”.
Nesta negociação temos o jogo do ganha-ganha, eles fazem ofertas uns aos outros. Porem tem ganhos mútuos, ou seja, os dois ganham. Nem um dos dois, ganha sozinho. Sendo assim, dificilmente chega-se a um objetivo.
Acordo é sempre uma boa idéia. Seus riscos são compartilhados.
Diferenças: A competitiva, sempre se chega a um acordo. Pois há o jogo do ganha-perde. Se um ganha o outro tem que perder.
Já a cooperativa não se chega a um objetivo certo, pois todos ganham.
Semelhanças: as duas se baseiam em troca de informações. Independente da negociação, informações são trocadas para que haja um resultado.
Ambas as tentam chegar a uma solução benéfica.
Exemplo da competitiva: deve se aplicar numa situação vendedor x comprador. O vendedor quer vender no preço Maximo, já o comprador no preço abaixo
Exemplo da competitiva: um funcionário quer aumento, e o patrão não quer dar. Portanto tenta lhe ajudar a pagar a faculdade em vez de lhe aumentar o salário. Portanto ambos entraram em