Resenha táticas de negociação competitiva
Táticas de Negociação Competitiva
Este texto tem o objetivo abordar sobre as diferentes táticas de negociação competitivas.
São elas:
* Táticas para obter informações - é a coleta de informações sobre o poder, as forças e as fraquezas do outro negociador são limitadas pelo tempo, pelo custo e pelo fato de que algumas informações serão escondidas de forma intencional. Ela é usada como uma arma muito poderosa, geralmente na negociação a confiabilidade é baixa e para isso devem-se usar as informações para que lhe traga vantagens e que possa evitar revelar seus pontos fracos.
Muitas vezes é difícil descobrir se o negociador está fornecendo informações verdadeiras ou falsas.
Dentro desta tática se encontra a tática Hipótese onde é uma das mais eficientes e simples para obter informações sem se comprometer, está tática representa ser muito eficiente mas quando descoberta pode causar desconforto e prejudicar a comunicação e a tática Agenda Prévia onde é muito usada entre os diplomatas e pouco utilizada na área comercial, ela representa a oportunidade de conquistar e manter a iniciativa do processo, além de possibilitar a solução de algum problema antes da negociação.
A tática da Agenda Prévia possibilita conhecer melhor as expectativas do negociador, inicia a construção de alguma relação de confiança, esclarece objetivos, metas e motivos, estabelece alguns acordos prévios e serve para influenciar o outro negociador.
* Táticas para surpreender – é um elemento normal em qualquer negociação, pode-se ser usada como tática de forma planejada ou intuitiva, e os negociadores que a aplicam acreditam que podem obter vantagens que surpreende o outro, essa tática cria momentos de indefinição e muitas vezes de desconforto, aonde lidar com elas requer calma, tranqüilidade, inteligência e boa preparação prévia. A melhor forma de superá-la é ganhar tempo para estudar melhor uma nova situação, outra forma é apresentar uma contraproposta inédita, ex.