Comandos eletrico
Colégio Técnico de Campinas – COTUCA/UNICAMP Prof. Romeu Corradi Júnior
WWW.corradi.junior.nom.br
Prof. Corradi
www.corradi.junior.nom.br
1. INTRODUÇÃO A representação dos circuitos de comando de motores elétricos é feita normalmente através de dois diagramas: − − Diagrama de força: representa a forma de alimentação do motor à fonte de energia; Diagrama de comando: representa a lógica de operação do motor.
Em ambos os diagramas são encontrados elementos (dispositivos) responsáveis pelo comando, proteção, regulação e sinalização do sistema de acionamento. A seguir estes elementos são abordados de forma simplificada no intuito de fornecer subsídios mínimos para o entendimento dos sistemas (circuitos) de comandos eletromagnéticos. 2. DISPOSITIVOS DE COMANDO São elementos de comutação destinados a permitir ou não a passagem da corrente elétrica entre um ou mais pontos de um circuito. Os tipos mais comuns são: • Chave sem retenção ou impulso É um dispositivo que só permanece acionado mediante aplicação de uma força externa. Cessada a força, o dispositivo volta à situação anterior. Este tipo de chave pode ter, construtivamente, contatos normalmente abertos (NA) ou normalmente fechados (NF), conforme mostra figura 1.
Figura 1: Chaves Tipo Impulso • Chave com retenção ou trava É um dispositivo que uma vez acionado, seu retorno à situação anterior acontece somente através de um novo acionamento. Construtivamente pode ter contatos normalmente aberto (NA) ou normalmente fechado (NF) conforme mostra a figura 2.
Figura 2: Chaves Tipo Trava
Prof. Corradi
www.corradi.junior.nom.br
•
Chave de contatos múltiplos com ou sem retenção Existem chaves com ou sem retenção de contatos múltiplos NA e NF. A figura 3 mostra
estes dois modelos.
Figura 3: Chaves de contatos múltiplos • Chave seletora É um dispositivo que possui duas ou mais posições podendo selecionar uma ou várias funções em um determinado processo. Este tipo de