Evolução e transformação da máqina fotográfica
501 palavras
3 páginas
EVOLUÇÃO E TRANSFORMAÇÃO DA MÁQUINA FOTOGRÁFICA E ASMUDANÇAS OCORRIDAS NOS DIFERENTES MEIOS DE COMUNICAÇÃOSOCIAL:Com a evolução da comunicação social, a fotografia viu-se obrigada aevoluir também para acompanhar uma sociedade em mudança. Surgiramnovos conceitos, como os que, a seguir, exploro:A fotografia nos meios de comunicação social, principalmenteimpressos (jornais, revistas e folhetos) é o elemento mais importante: semuma imagem o material fica pobre.Ofotojornalismopreenche uma função bem determinada e temcaracterísticas próprias. O impacto é o elemento fundamental. A informaçãoé imprescindível. É na fotografia de imprensa, um braço dafotografia documental, que se dá um grande papel da fotografia de informação, ofotojornalismo.É no fotojornalismo que a fotografia pode exibir toda a suacapacidade de transmitir informações. E essas informações podem serpassadas, com beleza, pelo simplesenquadramentoque o fotógrafo tem apossibilidade de fazer.Nada acontece hoje nas comunicações impressas sem a contribuiçãoda fotografia.Existem, basicamente, quatro géneros de fotografia jornalística:
•
As fotografias sociais: nesta categoria estão incluídas a fotografia política,de economia e negócios e as fotografias de factos gerais dosacontecimentos da cidade, do estado e do país, incluindo a fotografia detragédia.
•
As fotografias de desporto: nesta categoria, a quantidade de informações éo mais importante e o que influi na sua publicação.
•
As fotografias culturais: este tipo de fotografia, tem como função chamar aatenção para a notícia antes dela ser lida e nisso a fotografia é única.
•
As fotografias policiais: quase todos os jornais exploram do sensacionalismopara mostrar acidentes com mortes, marginais em flagrante, para vendermais jornais e fazer uma média com os assinantes. Pode-se dizer que háuma rivalidade entre os jornais para ver qual aquele que mostra a cenamais chocante num assalto, morte, acidente de grande vulto.Assim, a imagem tem servido, ao