negociaçao
Também quando estamos na posição de receptores devemos apresentar os sinais de compreensão. Estes sinais são emitidos pelo nosso corpo e interagem com o assunto que está sendo tratado. Balançar a cabeça afirmativamente enquanto ouvimos o que está sendo relatado faz com que o emissor veja que está sendo compreendido e permite o prosseguimento do processo de comunicação. Quando balançamos a cabeça negativamente e/ou a inclinamos é sinal de discórdia e faz com que o emissor interrompa ou modifique a mensagem.
Observe qualquer alteração no tom de voz do emissor. Isso pode indicar alguma fraqueza da parte e pode ser melhor explorado por você após a exposição. O bom ouvinte é aquele que ouve o que não é dito. O negociador deverá sempre estar informado e por dentro das variáveis e elementos relativos ao processo de negociação. Entender as situações e como elas interagem ajuda o receptor a “entender” melhor as situações apresentadas e seus reflexos dentro do que está sendo negociado. http://www.graudez.com.br/literatura/funling.htm
Saber ouvir também é muito importante dentro dos processos de comunicação. Cuidados em não cometer erros que comprometam o processo de comunicação. Interromper quem está falando, como já foi dito acima, além de falta de educação, pode aumentar o nível de estresse, como também atrapalha a linha de raciocínio dos envolvidos. Outro erro muito comum é o receptor tentar se adiantar sobre os assuntos. Use o roteiro.
Estudos apontam que a maioria