Negociacao
Em seguida, o problema poderia ser a de classificar estas alternativas em termos de quão atraentes eles são para os tomadores de decisão, quando todos os critérios são considerados simultaneamente. Outra meta poderia ser a de apenas encontrar a melhor alternativa ou para determinar a prioridade total relativo de cada alternativa, quando todos os critérios são considerados simultaneamente.
O processo de tomada de decisão é considerado como um processo contínuo integrado na interação com o meio ambiente, como também uma atividade de resolução de problemas terminada por uma solução considerada como satisfatória.
Uma parte importante do processo de tomada de decisão envolve a análise de um conjunto finito de alternativas descritas em termos de critérios de avaliação. A sobrecarga de informação ocorre quando há uma lacuna substancial entre a capacidade de informação e as maneiras pelas quais as pessoas podem ou conseguem se adaptar. Esses critérios podem ser benefício ou custo na natureza.
É, portanto, um raciocínio ou processo emocional que pode ser racional ou irracional e pode basear-se em pressupostos explícitos ou suposições tácitas. Teoria da escolha racional abrange a noção de que as pessoas tentam maximizar os benefícios e minimizar os custos.
Inércia cognitiva refere-se à tendência de crenças ou conjuntos de crenças para aguentar uma vez formada. Em particular, a inércia cognitiva descreve a inclinação humana para confiar em suposições familiares