Negociacao
Se definirmos o conceito de negociação de acordo com Acuff, como um processo de comunicação com o propósito de atingir um acordo agradável sobre diferentes ideias e necessidades, podemos encontrar três elementos essenciais que a continuação iremos dissertar segundo a mesma estrutura da presente definição: o processo, o acordo e as diferenças.
Derivando do latim procedere, verbo que indica a ação de avançar, ir para frente, podemos definir o processo como um conjunto sequencial e particular de ações com objetivos em comum. De aqui podemos perceber que o processo está composto por etapas que se relacionam entre si em vista de um objetivo que guia e organiza a dinâmica interna do processo. A negociação definida como processo comunicativo enfatiza o aspecto de tornar comum algo a outro, aspecto este comum do nosso dia a dia, no qual podemos encontrar elementos importantes para que se de a sua realização. Um dos elementos é a fonte, de onde parte a mensagem, e outro é o emissor, aquele que transmite a mensagem. Um terceiro elemento é a mensagem em si, que é aquilo que se quer transmitir, e um quarto e último elemento é o destinatário, aquele a quem a mensagem é dirigida. Para que se de um processo eficiente é necessário que estes elementos possam cumprir suas funções e evitando os fatores que possam atrapalhar a comunicação.
O processo comunicativo no conceito de negociação necessita ter um propósito que segundo nossa definição é atingir um acordo agradável. O termo acordo pode ser considerado como um pacto entre duas ou mais partes que objetivam a realização de fins comuns. Pacto entre partes que visa realizar um fim em comum, um pacto em vista de um fim. Para a realização de um acordo é necessário entrar em um consenso, mas não qualquer tipo de consenso, um consenso agradável, que agrade ambas as partes da negociação. Não se trata de algo unilateral, onde somente uma das partes tem vantagem, ou lhe convém aquilo que foi ajustado, mas é