Transtorno de TDHA
Desempenho escolar
O mau desempenho escolar é uma das características do transtorno de déficit de atenção, embora nem sempre seja suficiente para o diagnóstico. O déficit de atenção interfere também na vida interpessoal levando prejuízos à vida de crianças e adolescentes, muitas vezes causando sofrimento pessoal e familiar. Para que um aluno com transtorno e déficit de atenção tenha desempenho escolar é necessário que o professor seja qualificado e compreenda as necessidades deste aluno, é também de grande importância que os pais desta criança sejam presentes e interajam não somente na escola e deveres como devem também ficar atentos a qualquer dificuldade da criança para que juntos possam ultrapassar os obstáculos e ajudar a criança nessa fase de grande dificuldade.
Entende se que o individuo considerado portador de MDE não tem notas ruins, apenas possui notas que são tão boas quanto o que é esperado.
Inúmeros testes podem ser utilizados para a aferição do desempenho acadêmico, a prevalência de MDE varia nos diversos estudos dependendo do critério utilizado para o diagnóstico. A leitura mostra que há preponderância do sexo masculino sobre o feminino no que se refere ao numero de casos de MDE.
Desempenho escolar e TDAH
O TDAH é o transtorno mais comum em crianças e adolescentes encaminhados para serviços especializados. Ele ocorre em 3 a 5% das crianças em várias regiões do mundo em que já foi pesquisado. Em mais da metade dos casos o transtorno acompanha o indivíduo até a vida adulta embora os sintomas de hiperatividade e agitação sejam bem menores do que quando criança. Em estudos também observaram que a presença do TDAH é um preditor de fracasso escolar futuro, mas não tem relação com delinquência juvenil, exceto se associado a transtorno de conduta e ainda existe o risco de comportamento anti-social.
O TDAH também parece piorar o prognóstico escolar de crianças portadoras de