vanguardas
O que é: Foi um movimento que surgiu em 1912 a partir do movimento Futurista de Filippo Marineti. Seu principal objetivo era ir contra a nacionalidade. Ele contribuiu muito com o verso livre assim como o cubismo. Na arte suas principais características foram as pinturas com uso de cores vivas e contrastes. Sobreposição de imagens, traços e pequenas deformações para passar a ideia de movimento e dinamismo. Seus representantes foram Calos Carrà, Umberto Baccione, Dino Severini, Luigi Russolo, Giacomo Balla. Na literatura suas principais características foram o tom exaltado, exclamativo, a negação do passado e a exaltação das máquinas. Mario de Andrade e Oswald de Andrade foram poetas brasileiros que sofreram influência do futurismo.
CUBISMO
O que é: É um movimento artístico que surgiu no século XX, nas artes plásticas teve como principais fundadores Pablo Picasso e George Braque e tendo se expandido para literatura e poesia pela influência de escritores com John dos Passos e Vladimir Maiakovski. A literatura cubista valorizava a proposta da vanguarda europeia: aproximar ao máximo as várias manifestações artísticas como a pintura, a música, a literatura e a escultura. Por isso os poetas cubistas se preocupavam com a construção do texto. No Brasil quem sofreu influência foi Oswald de Andrade.
SURREALISMO
Só uma diferença entre um louco e eu. O louco pensa que é sadio já eu que sei que sou louco.
Salvador Dali, famoso pintor surrealista. Esta corrente cultural e literária surgiu na cidade de Paris, no ano de 1909, em meio aos movimentos de vanguarda na pausa que se estabeleceu entre as duas guerras mundiais. André Breton, poeta e critico era o principal mentor e líder desse movimento. Este movimento foi muito influenciado pelas teses do pai da psicanálise, Freud. O surrealismo mostrava a importância do inconsciente na criatividade do ser humano, questiona as crenças culturais da Europa, a postura do ser humano, que se mostrava vulnerável diante da