Metodologia cientifica-tdah
CURSO DE BACHARELADO EM PSICOLOGIA
DANIELLE GONÇALVES SILVA
FERNANDA DE SOUZA MARTINS
LEONARDO GOMES SILVA
PRISCILA PEREIRA DA SILVA
RODRIGO RIBEIRO DOS SANTOS
TATIANE SAMARA PEREIRA DE C.SILVA
O PSICOLOGO EDUCACIONAL E O PORTADOR DE TDHA: O AUXILIO DO PROFISSIONAL NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
Trabalho apresentado como exigência para obtenção de nota da disciplina Metodologia Cientifica, do curso de Psicologia ministrada pela professora CLAUDIA DE LOURDES ABREU da Faculdade Ciências da Vida.
SETE LAGOAS
2012
TEMA O PSICOLOGO EDUCACIONAL E O PORTADOR DE TDHA: O AUXILIO DO PROFISSIONAL NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM.
INTRODUÇAO
Segundo a quarta edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-IV) da Associação Americana de Psiquiatria, a característica essencial do TDAH é um padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade, mais frequente e grave do que aquele tipicamente observado em indivíduos em nível equivalente de desenvolvimento. Os sintomas do TDAH incluem também déficits em outras funções, tais como organização e memória de trabalho, além de impulsividade comportamental aumentada e agitação motora. Embora a maioria dos indivíduos apresente sintomas tanto de desatenção quanto de hiperatividade-impulsividade, existem indivíduos nos quais há predomínio de um ou outro padrão. Com a proximidade da adolescência, é comum, no entanto, que os sintomas de hiperatividade diminuam, acentuando-se a desatenção e a impulsividade.
Não existe um marcador biológico, genético, neuroquímico ou de neuroimagem que permita a confirmação da presença do transtorno. Assim, o diagnóstico, feito geralmente na faixa etária escolar, é clínico, determinado a partir dos sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade estabelecidos pelo DSM-IV. Tais sintomas manifestam-se em dois locais distintos, geralmente na escola e em casa, por pelo menos seis meses.
Com relação à etiologia do transtorno, ainda