TRANTSORNO DE DEFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE: ASPECTOS FÍSICOS E PSICOLÓGICOS

4175 palavras 17 páginas
TRANStORNO DE DEFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE: aspectos FÍSICOS E PSICOLÓGICOS 

Laís Juvêncio de Oliveira

Resumo: Por meio de uma revisão bibliográfica, o presente artigo propõe uma reflexão sobre o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Fará uma breve discussão sobre seu histórico, diagnóstico, tratamento, discutindo todos os seus aspectos físicos e psicológicos para a criança diagnosticada, como as consequências do diagnóstico e medicação, sua relação com o contexto escolar, a aprendizagem, socialização etc.. Busca também relacionar alguns temas relacionados ao TDAH e psicologia, enfatizando algumas das disciplinas do sétimo semestre do curso de psicologia da Universidade do Sul de Santa Catarina.

Palavras-chave: TDAH- Estigma- Aprendizagem
1 Introdução
Atualmente vimos acompanhando diversas discussões em volta do Transtorno de Déficit de atenção e Hiperatividade (TDAH), transtorno este que afeta aproximadamente 4,4% das crianças e adolescentes brasileiras, e 6 a 8 % dos mesmos no exterior.
Segundo a Política Nacional de Saúde da Pessoa Portadora de Deficiência, os Transtornos psicológicos podem ser causadores de deficiência, enquanto incapacidade de realizar atividades, logo, de acordo com esta Política, o TDAH é visto então como uma incapacidade de realizar determinadas tarefas como atividades escolares, organização de suas coisas, etc.
Este transtorno tem por características a desatenção, a hiperatividade e a impulsividade, que afeta demasiadamente a vida dos que o portam. O transtorno tem inicio um pouco antes dos Seis anos de idade, podendo diminuir na entrada da fase adulta ou acompanhar seu portador por toda sua vida. Pesquisas que abordam o tema nos mostram que entre 2009 e 2011 o uso de medicamentos para o tratamento do transtorno ultrapassou 70%. Um dos medicamentos utilizados para o tratamento do TDAH é o metilfenidato, que possui várias nomenclaturas, entre elas a conhecida Ritalina. Este medicamento é indicado

Relacionados