Planejamento
Planejamento é a função administrativa que define objetivos e decide quais recursos e tarefas irá usar para alcançá-los. O planejamento está diretamente voltado para o futuro e o futuro requer uma atenção especial, pois é para ele que a organização deve estar preparada a todo instante. Como principal decorrência do planejamento estão os planos, e com os planos podemos definir os recursos necessários para alcançar os objetivos da organização, assim como acompanhar o seu avanço, corrigindo as falhas, caso o objetivo não seja alcançado ou pelo menos não satisfatoriamente.
Tipos de Planos
Temos três tipos de planos, sendo:
Planos Estratégicos: Veem a organização como um todo, tem visão a longo prazo, enxergam os fatores do ambiente externo, bem como os fatores internos da organização, podendo com essa visão holística, adaptar a organização da melhor forma possível ao ambiente mutável a que se encontra.
Planos Táticos: Tem visão a médio prazo, normalmente de um ano, visa uma determinada unidade ou setor da organização, traçando, assim, a meta a ser alcançada no período. Planos Operacionais: Tem visão de curto prazo, olham para as funções mais operacionais e individualmente, sofrem mutações e adaptações constantemente e servem para cuidar da administração da rotina, onde garante que todos compram suas tarefas a fim de que o objetivo seja alcançado satisfatoriamente.
Papel dos Objetivos no Planejamento:
Os objetivos traçam uma rota para que a organização possa, a partir da missão, que é a razão de ser da empresa, alcançar a visão, que é como a empresa se enxerga no futuro.
Objetivos são os resultados que a organização pretende alcançar em um determinado espaço de tempo, os objetivos devem ser fragmentados em metas, para que assim, em um espaço de tempo, possam conduzir a empresa a caminha da visão.
Os objetivos devem ser específicos, ou seja, devem ser claros e fáceis de entender, mensuráveis, ou seja, deve