CONSIDERAÇÕES GERAIS SOBRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA DOS ALUNOS COM TDHA
RESUMO
O objetivo desse trabalhado é destacar as necessidades educacionais dos alunos com TDHA. Vários estudos tendem em conceituar os diferentes ritmos de aprendizagem e inabilidades dos alunos com TDHA. Para melhor compreensão do assunto realizou-se uma revisão da literatura, destacando-se que a formação profissional e a posição dos educadores é fundamental para que o educando possa receber uma educação de qualidade. Buscou destacar-se, ainda, que vários estudos tendem em conceituar os diferentes ritmos de aprendizagem e inabilidades de pessoas que não consegue desenvolver a capacidade de aprender.
PALAVRAS-CHAVE: lei– direito – educação – inclusão – deficiência -
1 INTRODUÇÃO
Sabe-se hoje que muitos profissionais, dentre eles o pedagogo e psicopedagogo, têm se preocupado com o processo de aprendizagem dos alunos, bem como com os fatores que podem ocasionar dificuldades a essa aquisição. Na literatura encontra-se uma diversidade de fatores que levam o aluno a apresentar um déficit na aprendizagem, que neste estudo em especial, será abordado o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade.
O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é um dos transtornos mentais mais comuns da infância e adolescência, sendo caracterizado por desatenção, hiperatividade e impulsividade.
Cumpre aqui ressaltar que na literatura são encontradas várias terminologias usadas para conceituar o déficit de atenção e hiperatividade, sendo que no presente estudo será utilizada a expressão TDAH.
O TDAH repercute na vida da criança e do adolescente levando a prejuízos em múltiplas áreas, tais como a adaptação ao ambiente acadêmico, relações interpessoais e desempenho escolar.
Considerando que as repercussões do mau desempenho escolar na vida do aluno com TDAH, como necessidade de turmas especiais de apoio, sofrimento pessoal e familiar, bem