negociacao e arbitragem
1. Qual o papel da negociação na atuação estatal-governamental? No âmbito estatal-governamental podemos destacar diversos papeis da negociação, entre eles: capacidade de negociar e de fechar bons contratos (comerciais, de transferência de tecnologia, de intercâmbio geral entre nações, de apoio mútuo, entre outros), bem como, em tempos mais conturbados, de conciliar e de chegar a bom termo nos casos de conflitos, internos ou internacionais.
2. Aponte exemplos de atuação negocial no setor público. Como exemplos de atuação negocial no setor publico destacamos a maioria das políticas públicas que requerem o envolvimento e a colaboração, senão dos três, pelo menos de dois níveis de governo através de contratos, convênios ou consórcios.
3. Quais as áreas de conhecimento envolvidas na análise da negociação? Descreva o papel que cada uma delas desempenha. Psicologia, Sociologia, Historia, Filosofia e Ética e até matemática. Na Psicologia estudando o comportamento humano, as variáveis que o influenciam e como elas se relacionam entre si, pois se a negociação é processo racional e lógico, não deixa de ser também, um processo emocional, consequentemente conhecer as emoções e saber usá-las no momento adequado pode ser o fator crítico para a conquista dos objetivos. Na Sociologia, cujo objeto de estudo é o comportamento do homem nos mais distintos ambientes da sociedade, seja em pequenos grupos ou em grandes aglomerados, tem o papel de analisar o efeito do grupo sobre o processo. A História se revela como uma das principais fontes de conhecimento, não só para antecipar situação crítica a ser evitada, ou não, conforme os objetivos e estratégias, bem como para antecipar os possíveis desdobramentos em uma negociação. Filosofia e Ética orientam as atitudes e os comportamentos na arena de negociação.
REFERENCIAS
Pinheiro, Ivan Antônio. Negociação e arbitragem / Ivan Antônio Pinheiro. – 2. ed. reimp – Florianópolis: