Negocia O Competitiva E Cooperativa
São dois os principais tipos de negociação: a cooperativa e a competitiva.
Semelhanças: As duas negociações baseiam-se na troca de informações, para que haja resultado ambas tentam chegar a uma solução benéfica.
Diferenças: Na negociação competitiva cada negociador usa as informações que dispõe para tentar tirar proveito e obter um resultado satisfatório para si.
Esta negociação pode também ser chamada de ganha-perde, onde prevalece a conduta de desmerecimento de propostas, a mentira e o uso de informações ilícitas para satisfazer seus interesses. Conforme MELLO (2005 p.38) “Negociar de forma competitiva é uma forma aceita pela sociedade de encontrar o limite do outro negociador”.
Os negociadores estão dispostos a abrir mão de um relacionamento futuro para obter vantagens imediatas.
Na negociação cooperativa, segundo MELLO (2005 p.96) “Ao contrário da tradicional competitiva, não envolve barganha de propostas e extração de concessões, sendo muito mais um processo de aprendizado e respeito mútuos”. Pode ser chamada também de ganha-ganha, onde os negociadores agem como se fossem solucionadores de problemas, trocando informações para se chegar a um senso comum. Apesar das divergências e conflitos de interesses procuram juntar as informações para obter um resultado que beneficie a todos e não a um grupo específico.
A negociação cooperativa é mais transparente, os riscos são compartilhados e a negociação é vista como um problema a ser resolvido pelas duas partes.
Para determinar o uso da negociação competitiva deve-se avaliar cada negociação individualmente, seus riscos e suas armadilhas, pois nesse tipo de negociação, apesar de ser o mais usado, apenas uma das partes sai ganhando, pois isso resulta em conflitos e desconfiança e afeta relações futuras entre as partes.
A negociação cooperativa deve ser usada quando existir mais de um problema a ser resolvido e também em âmbito familiar. As partes devem ser