Negocia es competitivas e cooperativas
Semelhanças: Tanto a negociação competitiva, quanto a cooperativa visão algum tipo de lucro e defendem sua teoria, também utilizam a troca de informações para obter algum resultado.
Diferenças: a negociação competitiva é conhecida como negociação ganha-perde onde apenas um lado ganha, para ela o ato de negociar é como um jogo a ser vencido, e todas as informações obtidas são usadas como uma espécie de arma.
Já a negociação cooperativa é conhecida como negociação ganha-ganha onde é considerado os interesses de ambas as partes, esse tipo de negociação é bem mais transparente do que a competitiva, e todas as informações obtidas são usadas como ferramenta.
Quando decidimos utilizar algum tipo de negociação devemos analisar qual é o objetivo a ser alcançado, pode se negociar das duas formas quando assim for conveniente, mas é preciso saber o momento certo de utiliza-las, pois nem sempre é bom que os dois lados saiam ganhando (cooperativa), também nem sempre é bom que um lado saia perdendo(competitiva) pois pode dificultar uma próxima negociação.
A negociação cooperativa é indicada em casos onde houver mais de uma questão envolvida , quando ambas as partes voltaram a negociar e quando a solução de algum problema necessitar de mais clareza, pois quando se há mais confiança, a chance de ter um bom acordo é maior.
Segundo (Martinelli, 2004) “No mundo em que se vive atualmente, o que prevalece são as negociações do tipo competitivas”. “De outro lado, o que acontece é que as negociações são um pouco de cada, sendo difícil imaginar negociações totalmente competitivas ou totalmente cooperativas.”
Já a negociação competitiva é indicada quando o objetivo é economizar em algo, obter um lucro maior, é mais vantajoso analisar e comparar preços, do que fechar com alguém por um preço bem mais alto simplesmente para que ambas partes saiam ganhando.