Os dois principais tipos de negocia o Cooperativa e competitiva
Anderson Pelaes Motta – RA: 1401868
POLO
SERRA- ESPÍRITO SANTO
Administração - 2014
Os dois principais tipos de negociação - Cooperativa e competitiva.
O ser humano por essência é um ser social, de forma que sempre será envolvido em negociações, sejam elas no ambiente empresarial, trabalhista ou pessoal.
Dentre os principais tipos de negociação dois se destacam, a cooperativa, também chamada ganha-ganha, e a competitiva, também chamada ganha-perde.
A cooperativa é chamada ganha-ganha devido às estratégias tomadas no ato da negociação que buscam um consenso para que todos se sintam confortáveis nas condições estabelecidas, na prática “saiam ganhando”.
A competitiva é também chamada ganha-perde pois quanto mais uma parte ganha a contraparte perde, é comum neste tipo de negociação que a contraparte ao perceber sua situação de revés tenda a se retirar.
Ambas as formas de negociação são utilizadas na resolução de conflitos, talvez a competitiva acirre ainda mais o conflito, a questão é saber quando utilizar cada uma.
Fica óbvio notar que quando pretende-se estabelecer um acordo a longo prazo a melhor negociação é a cooperativa pois objetiva-se procurar um acordo de ganho mútuo, não é fácil chegar em um ponto comum mas quando se chega a resolução do conflito há um sentimento de satisfação de ambas as partes, a resolução do conflito é fortalecedora e agregadora tornando-o positivo ao invés de negativo, além de ser mais ético visto que nenhuma organização procurou “passar por cima da outra”.
O tipo competitivo acaba por beneficiar muito um lado em detrimento do outro, não raro quando o lado que está saindo perdendo se dá conta de sua situação em revés, acaba por escolher sair da negociação. É um tipo de negociação que em geral acontece apenas uma vez entre duas organizações visto ser muito negativa para uma parte, no entanto por vezes é muito positiva, pontualmente, para a parte que está ganhando.
Deve-se estabelecer