A IMPORT NCIA E CULTURA EM NEGOCIA ES EM AMBIENTES INTERNACIONAIS
Sumário
Introdução 4
1 Negociação 5
1.1 Negociação Internacional 5
2 Importância da cultura nas negociações internacionais 8
2.1 Diferenças culturais 9
2.2 Brasil e China 10
Considerações Finais 12
Referências 13
Anexos 14
Introdução
Em virtude do mundo globalizado no qual vivemos, as negociações internacionais estão cada vez mais presentes no dia-a-dia das organizações.
O presente trabalho discorre da importância do aspecto cultural nas negociações internacionais, para isso esta dividido em dos capítulos, o primeiro expõe as definições de negociação e abordamos brevemente sobre negociações internacionais.
No segundo capitulo discorre sobre a importância da cultura nas negociações internacionais, passando sobre as diferenças culturais e especificamente sobre as relações entre Brasil e China.
1. NEGOCIAÇÃO
Especialistas em negociação têm diferentes pontos de vista sobre o tema:
* “Negociação é um campo de conhecimento e empenho que visa à conquista de pessoas de quem se deseja alguma coisa” (COHEN, 1980).
* “Negociação é um negócio que pode afetar profundamente qualquer tipo de relacionamento humano e produzir benefícios duradouros para todos os participantes” (NIERENBERG, 1981)
* “Negociação é uma coleção de comportamentos que envolve comunicação, vendas, marketing, psicologia, sociologia e resolução de conflitos” (ACUFF, 1993).
* “Negociação é o processo pelo qual as partes se movem de suas posições iniciais divergentes até um ponto no qual o acordo pode ser obtido” (STEELE et al., 1989).
* “O processo de negociação tem significado de longo prazo sobre o estabelecimento ou a obtenção de um acordo” (STEELE et al., 1995).
* “negociação é um processo de comunicação bilateral, com o objetivo de se chegar a uma decisão conjunta” (FISHER; URY, 1985).
O que podemos observar é que apesar de definições com pontos de vista diferentes, todos concordam em um fator fundamental negociação é um