Ed TG V
As negociaçoes cooperativa e competitiva são semelhantes pois estão relacionada a troca de informaçoes. Em ambas situaçoes as informaçoes são necessarias para obter resultados e chegar em uma solução positiva.
Nas negociaçoes deve se usar a forma competitiva ou cooperativa quando for conveniente usar um ou o outro. E não tem como negociar de forma cooperativa se o outro atuar de forma competitiva.
Entre elas as diferenças existem, pois na negociação competitiva, cada um busca alcançar interesses individuais mesmo que não satisfaça o outro e na cooperativa busca-se a satisfação do interesse entre os dois negociadores.
Para se negociar competitivamente deve seguir etapas como preparação, abertura, teste, convicção, fechamento e implementação do acordo, e para negociar de forma cooperativa existem tambem etapas a seguir que são, abertura, ciclo de cooperação e fechamento, etapas essas indispensaveis para o sucesso da negociação.
Diferenças
* Ao contrário do processo competitivo, a negociação cooperativa é mais transparente, seus riscos são compartilhados e a relação de confiança entre partes é maior.
* Na negociação competitiva utiliza-se as informações que possuem como armas, evitando revelar o que pode comprometer ou fragilizar sua posição, Já na negociação cooperativa a informação é utilizada como ferramenta e não como arma, já que a negociação é vista como um problema a ser resolvido pelas duas partes.
* Os negociadores quando negociam de forma competitiva, estão dispostos a abrir mão de um relacionamento melhor no futuro para obter vantagens imediatas. Quando se decide pela estratégia cooperativa, significa que estão preocupados em obter ganhos financeiros na negociação e que também estão preocupados em manter, ao mesmo tempo fortalecer o relacionamento entre eles.
* A negociação cooperativa, ao