Globaliza o TG ED V
TRABALHO EM GRUPO - TG
HENRIQUE TAVARES DE LIMA – RA 1437606
GLOBALIZAÇÃO
Trabalho realizado para a disciplina de Estudos Disciplinares V – Curso: Ciências Econômicas – Prof.: Maurício Manzalli
POLO
SÃO CAETANO DO SUL – SP
2015
1) Do ponto de vista do estudo da economia, de quais assuntos tratam os textos e cada charge? O texto e as charges mostram a situação da periferia em relação a economia o centro do capitalismo. Mostra a discrepância de recursos e as diferenças que sofre uma determinada classe em relação a outra, diferença essa que fica mais evidente no texto uma vez que ele explica os seus motivos ao longo do tempo.
2) Há relação de causa-efeito entre a mensagem dos textos e as charges? Justifique sua resposta. Sim. Apesar de a charge ser estática e mostrar um momento apenas, o texto nos explica a sua situação. Com o crescimento do capitalismo e sua transformação ao longo do tempo e da maneira como ocorreram, o texto nos mostra que com o avanço da globalização e do comercio internacional a periferia foi grandemente afetada a partir do momento em que o Estado deixa de se “preocupar” com o desenvolvimento loca e passa focar na desregulamentação das economias nacionais. Assim com a internacionalização as indústrias que uma vez haviam se estabelecido na periferia sucumbiram perante a globalização cujo efeito foi o enfraquecimento da periferia.
3) Há como mapear as quatro esferas da globalização correlacionando os estudos de globalização com as duas charges? Justifique e aponte as principais características. A primeira charge foca principalmente na esfera financeira onde podemos perceber a diferença do poder aquisitivo dos personagens em relação a metrópole vista ao longe, como também a questão comercial e tecnológico a ponto que “as pessoas de outro mundo” podem usufruir de bens conforme sua vontade. Quanto a segunda charge o enfoque é na questão tecnológica, porem como pode um cidadão que não produz e que não tem atenção