G Nero E Diversidade Na Escola Resenha
Marcela Rejane de Oliveira-UFMA
Nesta resenha abordaremos as principais questões do texto Estereótipos e preconceitos étnico-raciais no currículo escolar que faz parte de um dos módulos que compõem ao livro de conteúdo Gênero e Diversidade na Escola, este organizado por vários autores.
O principal objetivo desse livro e o curso é a formação dos educadores em torno do respeito à diversidade e do combate às formas de discriminação envolvendo gênero, sexualidade e relações étnico-raciais no Brasil para que os profissionais de educação estejam preparados para lidar com essa complexidade e com novas formas de confronto na escola e na sociedade.
Esse livro é dividido em cinco módulos: (1) Diversidade, (2) Gênero, (3) Sexualidade e orientação sexual, (4) Relações Étnico-Raciais e Anexos. Cada módulo é dividido em unidades e estas compostas com determinados números de textos. Essa resenha corresponde ao módulo (4) Relações Étnico-Raciais, unidade III, e o texto II Estereótipos e preconceitos étnico-raciais no currículo escolar.
O texto discute as questões de estereótipos e preconceitos étnico-raciais no contexto escolar, principalmente no que tange a materiais didáticos e livros de literatura. Dessa forma no currículo escolar pode-se deparar com formas explicitas de inferiorização de negros e indígenas, e de super valorização de brancos no currículo escolar como um todo e nos livros didáticos. Diante de observações nas relações escolares, o prédio da escola, os livros didáticos entre outros se percebe que através de palavras, conceitos, atitudes, imagens, que os negros e indígenas sejam estigmatizados. Apesar das mudanças ainda destacam-se algumas formas de estigmação que erroneamente fazem parte do currículo.
Nos materiais didáticos ainda podemos nos atentar para alguns fatores