O que a Astronomia
A Astronomia nada mais é do que a ciência que se ocupa do estudo dos astros, abrangendo sua composição, estrutura e movimentos. Não se trata de um mero hobby, praticado por pessoas que se deleitam em conhecer os mistérios do céu. Na verdade, a Astronomia surgiu para atender a necessidades reais da humanidade. Um exemplo da importância prática dessa ciência pode ser encontrada na própria contagem dos dias, como foi mencionado anteriormente, cujos métodos estão inseparavelmente relacionados com os conhecimentos astronômico.
Visto que o saber astronômico é extremamente amplo, torna-se inviável descrevê-lo todo num único livro ou tratado. Tal não é o propósito do presente estudo, que se limitará a fornecer algumas informações básicas relativas ao escopo desta série sobre os períodos proféticos de Daniel 8 e 9. Dessa forma, serão objetos de consideração a inclinação do eixo da Terra, seus movimentos de rotação e translação, as estações do ano, as constelações zodiacais, os movimentos da Lua e suas 4 fases, além de algumas noções de referências astronômicas. Astronomia e astrologia são hoje tão diferentes que não é exagero afirmar que a única coisa em comum são as cinco primeiras letras de cada palavra.
A definição.
Astronomia é uma ciência exata que se preocupa com a origem, evolução, composição, classificação e dinâmica dos corpos celestes – todos eles. O astrônomo profissional é necessariamente alguém com formação superior, e seu trabalho inclui o domínio de Física e Matemática, aliado a um senso crítico aguçado e boa habilidade observacional.
A astrologia dá ênfase apenas a um certo grupo de astros. Ela busca identificar uma relação entre suas posições e deslocamentos no céu e o destino e a conduta moral dos seres humanos. Apenas os astrólogos constroem horóscopos e mapas astrais. Seu trabalho está ligado ao aspecto místico que o Universo desperta no ser humano, e não raramente os astrólogos são também praticantes de outras artes divinatórias.