Alimentos Hidrop Nicos
1612 palavras
7 páginas
CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZAETEC “TRAJANO CAMARGO”
Nutrição e Dietética
Gislaine Onorato
Iaslyne Nantes
Joana Yara Lorenzini Bianchi Toselli
ALIMENTOS HIDROPÔNICOS
Limeira
2015SUMÁRIO
1 HISTÓRICO 2
2 DEFINIÇÃO 4
2.1 Solução de vinhaça 4
2.2 Alimentos representantes 5
3 VANTAGENS 6
4 DESVANTAGENS 7
5 CURIOSIDADES 8
6 CONCLUSÃO 9
REFERÊNCIAS 10
1 HISTÓRICO
A palavra hidroponia origina-se do grego hidro (água) e ponos (trabalho), ou seja, trabalho na água.
Pesquisas indicam que o cultivo de alimentos hidropônicos iniciou com os sumérios na antiga Mesopotâmia. (MKNHIDROPONIA)
No entanto, estudos desta técnica tiveram seu auge na década 1930 com as pesquisas do professor W.F. Gerick, que a desenvolveu para ser utilizada em escala comercial.
Durante a Segunda Guerra Mundial, o cultivo em hidroponia foi empregado como opção para fornecimento de alimentos, contudo após a guerra não havia mais que 10 hectares de plantações do gênero em todo o mundo.
Na década de 1960, quando o Canadá enfrentou problemas de doenças provenientes do solo em suas plantações de tomate em estufa, a hidroponia foi empregada novamente como solução.
A técnica continuou em evidência na década de 1970, quando ocorreu a crise do petróleo, e a solução para os produtores que utilizavam o petróleo como meio enérgico nas calefações das estufas, foi a hidroponia. Ao fim desse período, os cultivos hidropônicos mundiais atingiram cerca de 300 hectares.
O avanço dos cultivos hidropônicos segue para a década de 1980, dessa vez sendo utilizado como alternativa mais viável na Holanda, quando as águas subterrâneas do país tornarem-se contaminadas pelo excesso de adubos e agrotóxicos no solo das estufas.
Devido ao êxito dos produtores holandeses, a técnica expandiu-se por todo o mundo e ao final da década de 80, a plantação hidropônica ultrapassava a 600 hectares mundiais.
No Brasil, a plantação de alimentos hidropônicos expandiu-se na década de 1990 no estado de São Paulo,