NEE
No presente trabalho da disciplina de psicopedagogia irei abordar sobre a Necessidade Educativa Especial (N.E.E.) que tem como um dos principais objectivos a aquisição de conhecimentos para melhor compreensão da matéria que irei abordar ao longo do trabalho.
Necessidades Educativas Especiais
As necessidades educativas especiais referem-se a toda a qualquer ajuda pedagogica que crianças, jovens e adultos (excluido ou nao do Sistema de ensino regular) necessitam para aprender.
Há uma necessidade educativa especial quando um problema (físico, cultural, religioso, sensorial, intelectual, emocional, social, ambiental ou qualquer combinação destes factores e outros) afecta a aprendizagem ao ponto de serem necessários:
Acessos especiais ao currículo; ou
Condições de aprendizagem para que o aluno possa receber uma educação apropriada. Que são as crianças, os jovens e os alunos com N.E.E.
Superdotados ou talentosas;
Com atraso mental;
Surdos ou hipoacúsicas (com audição reduzida);
Cegas ou ambliopes (com visão reduzida);
Com problemas motores;
Com problemas de saúde;
Com problemas de linguagem e fala;
Com perturbações emocionais;
Traumatismo;
Com dificuldades de aprendizagem;
Orfas;
Outras
Educação inclusiva
A educação inclusiva aponta para a transformação de uma sociedade inclusiva e é um processo em que se amplia a participação de todos os estudantes nos estabelecimentos de ensino regular.
Trata-se de uma reestruturação da cultura, da prática e das políticas vivenciadas nas escolas de modo que estas respondam à diversidade do alunos. É uma abordagem humanística, democrática, que percebe o sujeito e suas singularidades, tendo como objetivos o crescimento, a satisfação pessoal e a inserção social de todos.
A inclusão perpassa pelas várias dimensões humanas, sociais e políticas, e vem gradualmente se expandindo na sociedade contemporânea, de forma a auxiliar no desenvolvimento das pessoas em geral de maneira e contribuir para a reestruturação de práticas e