NEE motrizes
1. Introdução
É comum no nosso dia-a-dia vermos indivíduos com necessidades especiais, sobretudo de índole física, a passarem por dificuldades em se deslocarem, apanharem chapa, subir um degrau de escada, etc. Vezes sem conta esses indivíduos chamam a nossa atenção e nós simplesmente os ignoramos. O caso torna-se grave quando esses indivíduos frequentam uma escola, onde por falta de uma informação mais adequada, são estigmatizados, o que os leva o individuo a se inferiorizar perante outros.
O presente trabalho fala das N.E.E. motrizes, como forma de dar o nosso contributo para a superação dos problemas que os alunos com necessidades especiais motrizes enfrentam no dia-a-dia por défice de informação nas pessoas com quem interagem. Nela abordamos os tipos de necessidades especiais de índole física, as causas, sem deixar de fora a parte que toca a inserção dos alunos com NEE motrizes no meio escolar.
E regido pelos seguintes objectivos.
1.1. Objectivos
1.1.1. Gerais
Mencionar as NEE motrizes.
1.1.2. Específicos
Identificar as causas das NEE motrizes;
Caracterizar as NEE motrizes;
Sugerir as formas de tratamento nas escolas.
1.2. Metodologia
Para a execução do presente trabalho pesquisamos a varias obras e pesquisas na internet, cujos nomes das obras e páginas constam da bibliografia final do trabalho.
2. Necessidades educativas especiais motrizes
Segundo Isabel (P. L. 94-142, 1975) vê os problemas motores como sendo, “Uma perda de capacidades a nível motor que afecta directamente a postura e/ou movimento devido a uma lesão congénita ou adquirida nas estruturas do sistema nervoso” Ou seja, corresponde a alterações de parte ou partes do corpo, parcial ou completamente, afectando a execução das funções física e tendo como consequências alterações psicomotoras, podendo ou