NEE
O presente trabalho busca-se abordar a problemática da dificuldade de aprendizagem em seus múltiplos aspectos, vivenciados no ambiente escolar. Compreender os factores que ocasionam tais dificuldades é urgente, tendo em vista sua consequência imediata, que é o fracasso escolar e a exclusão da criança que apresenta alguma dificuldade, ocasionando reprovações e abandono da escola. Diante disso, é preciso que se compreenda o processo educativo e os factores que levam a não aprendizagem para, então, repensar essas práticas de modo generalizado, envolvendo todos os membros que compõem a escola e o meio em que este educando está inserido.
O trabalho em abordagem compreende os seguintes objectivos:
Geral – Conhecer as dificuldades de aprendizagem
Específicos:
- Compreender as suas causas; - Fazer a menção dos seus factores; - Detalhar as suas características.
A metodologia usada para execução deste trabalho foi de consulta bibliográfica assim como consultas na internet.
Antes de colocar um ponto final nesta nota introdutora é de salientar que o seguinte trabalho foi organizado segundo as recomendações de um trabalho científico normal que nos dispõe da introdução, desenvolvimento e a conclusão.
2. PROCESSO DE APRENDIZAGEM
A aprendizagem está directamente ligada à capacidade que o indivíduo possui em interagir e se adaptar ao ambiente. Segundo Macconnell (apud PILETTI, 1991, p. 32), “aprendizagem é a progressiva mudança do comportamento que está ligada, de u m lado, a sucessivas apresentações de uma situação e, de outro, a repetidos esforços dos indivíduos para enfrentá-la de maneira eficiente”. Weiss (2004, p. 26), por sua vez, destaca a ideia básica de aprendizagem como sendo um processo de construção que se dá na interacção permanente do sujeito com o meio que o cerca. Meio esse expresso inicialmente pela família, depois pelo acréscimo da escola, ambos permeados pela sociedade em que estão.