tic em nee
Introdução………………………………………………………………2
Capítulo I- Comunicação Alternativa e Aumentativa
1. Definição/descrição de CAA e a quem se destina……………..4
2. O que são Sistemas Aumentativos e Alternativos de comunicação…………………………………………………………5
3. Definição e exemplos de ajudas técnicas/tecnologias de apoio…………………………………………………………………..7
Capítulo II- Plano de intervenção educativa para implementação de CAA
1. Avaliação………………………………………………………………9
2. Intervenção e a importância dos contextos naturais e da interacção e o Treino de Uso do Sistema de CAA………………10
Conclusão…………………………………………………………………………………………………………………………………...…13
Introdução
Este trabalho baseia-se num resumo de ideias do manual de Ferreira Azevedo, intitulado “Inovação curricular na implementação de meios alternativos de comunicação em crianças com deficiência neuromotora grave”.
Este manual tem por base explicitar as diferentes soluções pedagógicas para potencializar o desenvolvimento da aprendizagem da criança com paralisia cerebral e os diferentes meios alternativos e aumentativos de comunicação, tentando, assim, experimentar várias linguagens simbólicas, ajudas técnicas, materiais e estratégias.
O Centro de Análise e Processamento de Sinais, desenvolveu um Projeto de Comunicação não-vocal, que tinha como objectivo: investigar e desenvolver ajudas técnicas para a comunicação, destinadas a serem utilizadas como suporte à comunicação alternativa, por pessoas portadoras de deficiência motora grave e sem comunicação vocal. Este projecto foi desenvolvido entre outubro de 1991 e outubro de 1994 com um grupo de crianças portadoras de deficiência neuromotora grave e com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos de idade no jardim de infância do centro CRPCCG. Este projecto teve como investigadores Maria Ferreira, Maria Ponte e Luís Azevedo e como colaboradores uma médica e uma psicóloga. Numa fase inicial deste projeto o principal objetivo