deveres profissionais
Tecnologia da informação e comunicação (TIC) pode ser definida como um conjunto de recursos tecnológicos, utilizados de forma integrada, com um objetivo comum. As TICs são utilizadas das mais diversas formas, na indústria (no processo de automação), no comércio (no gerenciamento, nas diversas formas de publicidade), no setor de investimentos (informação simultânea, comunicação imediata) e na educação (no processo de ensino aprendizagem, na Educação a Distância).
A educação inclusiva é um processo em que se amplia a participação de todos os estudantes nos estabelecimentos de ensino regular. Trata-se de uma reestruturação da cultura, da prática e das políticas vivenciadas nas escolas de modo que estas respondam à diversidade de alunos.
As tecnologias de informação e comunicação (TIC) estão presentes cada vez mais em todos os ramos da sociedade, inclusivamente na educação. O mundo atual é constituído por imensas barreiras para as pessoas com necessidades especiais, dificultando por vezes a interacção e inclusão na sociedade.
Nos dias de hoje, todos demonstram um enorme empenho pelas novas tecnologias e a escola não deve revelar-se como uma exceção à regra, deve usufruir de todas as potencialidades que as TIC revelam para a melhoria do processo ensino- aprendizagem.
As novas tecnologias surgem como um recurso que vem completar, enriquecer e desenvolver as competências e os conhecimentos adquiridos na escola e, não vêm, pelo contrário, diminuir a importância do professor.
O uso da tecnologia de informação e comunicação na educação inclusiva
As TICs podem favorecer o processo de inclusão ao serem utilizadas para a construção do conhecimento auxiliando os alunos a superarem dificuldades. Um dos desafios é pensar formas que permitam que estas tecnologias possam atender a todas as pessoas sem distinção. Com o auxílio do computador, os alunos que possuem dificuldades e limitações para aprender poderão