As tic e a deficiencia
Universidade Portucalense Infante D. Henrique
Porto 2012
Resumo
Este trabalho trata uma abordagem teórica sobre o contributo das Tecnologias de Informação e Comunicação na educação e a sua acessibilidade na Educação Especial.
Apresentamos a importância das tecnologias na educação e como esta possibilita a inclusão de todos, aumentando a sua autonomia e capacidades, especialmente no caso de alunos com necessidades educativas especiais.
“Para uma maioria das pessoas, a tecnologia torna a vida mais fácil; para a pessoa deficiente, a tecnologia torna as coisas possíveis”
.
SANCHES (1991: 121)
Introdução
Este trabalho foi elaborado no âmbito da disciplina de TIC e Deficiência Visual, integrada no Curso de Mestrado em Educação Especial – Especialização em Problemas da Cegueira, com o objectivo de realçar os benefícios das TIC na educação e a sua acessibilidade na Educação Especial.
Ao longo do seu percurso escolar, cada vez mais, as crianças necessitam de um apoio educativo que ressalve as suas reais necessidades, capacidades e interesses. A escola tem a obrigação de dar resposta a estes casos de uma forma eficaz, devendo ser encarada como uma estrutura social que promove a aprendizagem, facilitando o percurso pessoal de todas as crianças e fortalecendo a sua capacidade de se relacionarem com seus pares e interagirem com o meio.
Assim, ao longo deste trabalho, irão ser abordados os seguintes temas: as tecnologias de informação e comunicação (TIC) e a sua importância para a inclusão, onde mencionaremos a importância das TIC na educação e a escola como fator de