Sobre virtualização sgbd
Igor Lucas Coelho Santos 1 Iremar Nunes de Lima 2
Resumo: A estratégia de virtualização de servidores de banco de dados é uma tendência recente em Tecnologia da Informação devido às inúmeras vantagens que este processo traz para as organizações. Este artigo discute as vantagens e desvantagens do processo de virtualização de servidores de banco de dados, além de descrever os principais problemas e soluções disponíveis nesta área.
Palavras-chave: Banco de Dados, Virtualização.
1 2
Especialista em Banco de Dados e Business Intelligence (igorlucas@yahoo.com.br). Mestre em Informática e professor do Centro Universitário Newton Paiva (iremar.prof@uol.com.br).
2 1. INTRODUÇÃO Virtualização é a capacidade de desacoplar uma camada de software dos recursos de hardware necessários pela mesma, de modo que esta passe a depender de outra camada de software para prover os recursos necessários para seu perfeito funcionamento. Neste contexto, a virtualização de máquina é a inserção de uma camada de software entre o sistema operacional e o hardware físico. Esta camada de software conhecida como Hypervisor, ou VMM (Virtual Machine Monitor) se estiver rodando sobre um sistema operacional hospedeiro, intercepta toda comunicação vinda do sistema operacional e as traduz em instruções que serão executadas no hardware propriamente dito (CAMPBELL, 2006). A virtualização traz como principal benefício a consolidação da infraestrutura de Tecnologia da Informação numa organização, pois diversas aplicações e sistemas podem ser reunidos sobre uma única máquina, compartilhando assim os recursos físicos existentes. Esta consolidação leva à redução de custos diretos, como a aquisição de novos hardwares e custos de manutenção, e indiretos, como espaço físico para alocação do parque tecnológico e consumo de energia tanto para funcionamento como para resfriamento. Outro benefício importante é a melhor utilização da capacidade de recursos