Banco de dados
Microsoft SQL Server
2.1 – A escolha do banco de dados
É fácil de usar se comparado com outros SGBD´s.
Oferece escalabilidade, ou seja, você pode começar desenvolvendo para um desktop e migrar para sistemas de multiprocessamento.
Relativamente barato se comparado com outros SGBD.
2.2 – Características do banco de dados
SQL Server é um SGBD cliente/Servidor, pois comporta diferentes tipos de plataformas e possui funcionalidades divididas entre clientes e servidores, onde o cliente fornece uma ou mais interfaces que serão usadas para requerer uma solicitação ao servidor (SGBD); este por sua vez, processa a solicitação e devolve o resultado ao cliente.
O SQL Server possui uma linguagem relacional chamada de Transact-SQL que é um dialeto da linguagem SQL - Structured Query Language. A principal característica da linguagem SQL é ter sido projetada para trabalhar com conjuntos de registros de dados, enquanto que as linguagens tradicionais (C++, VB, Delphi.) podem tratar apenas um registro por vez. Além disto, a SQL não é procedural, ou seja, a SQL não precisa descrever em detalhes como realizar uma tarefa, ela apenas descreve o que o usuário final deseja.
2.3 – Fabricante, formato de licenciamento, custo, principal versão ou distribuição.
Fabricante = Microsoft
Formato de licenciamento:
- Servidor/CAL: neste modelo de licenciamento são necessárias licenças tanto para o software servidor (independente do número de processadores físicos do servidor) como para cada acesso autenticado realizado por um dispositivo ou usuário.
Exemplo: 1 servidor com 4 processadores físicos precisa de apenas 1 licença do Windows Server 2003 no regime Servidor/CAL, porém CALs serão necessárias para o acesso a partir de outros computadores/usuários (o conceito de CAL é detalhado nesta página).
- Por Processador: neste modelo de licenciamento é necessária apenas a licença do software servidor (sendo uma licença para cada processador físico do servidor).