Bando De Dados Distribuidos
Distribuídos e
Integração de Dados
Introdução
Segundo M. Tamer Oszu e Patrick Valduriez (2001), “O Banco de Dados
Distribuídos se caracteriza por ter seus dados armazenados em nós e os seus processadores através de uma rede de computadores”.
O banco também é conhecido como BDD. Os nós podem tanto fazer consultas locais quanto consultas que fazem algum tipo de acesso de dados que se encontram em outros nós da rede.
O sistema de bancos de dados distribuídos nada mais é do que um conjunto de vários bancos de dados logicamente inter-relacionados, fisicamente separados em diferentes lugares, dispersos geograficamente, distribuídos por uma rede de computadores.
Introdução
O sistema de banco de dados distribuídos (SBDD) é composto pela combinação da Base de Dados Distribuída (BDD) com o Sistema de Gerenciamento de Bases de Dados Distribuída (SGBDD).
Os SBDD dividem problemas considerados grandes em outras partes menores, dando eficiência à resolução dessas partes e fazendo isso de maneira coordenada. Principais Características
Independência de dados: Consiste na capacidade de tornar as características físicas dos dados (como localização, estrutura, tamanho, etc) transparentes para a aplicação. Com isto, os programas aplicativos passam a ter apenas uma visão lógica da base de dados, que não é influenciada por eventuais modificações na forma de armazenamento dos dados.
Transparência de rede: O comportamento dos programas aplicativos deve ser o mesmo independentemente da distribuição na rede, ou seja, em um ambiente de gerenciamento de banco de dados distribuído existe mais um recurso compartilhado que para o usuário deve parecer transparente.
Principais Características
Transparência de replicação: Pode-se dizer que replicação é a copia de informações de um ou mais banco de dados para outro semelhante. É desejável distribuir os dados de forma replicada pelas máquinas de uma rede por razões de desempenho, confiabilidade e