RESENHA CRITICA
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
Disciplina: Seminário Temático I
Curso: Administração Pública – 2º Período
Professor responsável: Lidiane Silva Rocha Magalhães Aluna: Mailanne Maia Alves Souto
Resenha Crítica
Será que é somente o ensino da ciência na formação dos profissionais da saúde?
A formação dos profissionais de saúde é muito mais além do diagnóstico e a cura de pacientes é a introdução destes na realidade do atendimento humanizado à população.
O Artigo com o título de O Quadrilátero da Formação para a Área da Saúde: Ensino, Gestão, Atenção e Controle Social de Ricardo Burg Ceccim e Laura C. M. Feuerwerker, publicada em 2004, na revista Saúde Coletiva no Rio de Janeiro, páginas 41-65, tem como objetivo principal a integração destes quatro fatores que julgam determinantes e essenciais para introdução no Sistema Único de Saúde, o SUS.
Uma das ferramentas apresentadas e que gostaria de destacar nesta crítica é a formação dos profissionais de saúde introduzindo-os nos princípios e diretrizes do SUS, contando com a implementação da capacidade de impacto no ensino, na gestão setorial, nas práticas de atenção e no controle social em saúde. Para estes autores “a formação dos profissionais de saúde tem permanecido alheia a organização da gestão setorial e ao debate crítico sobre o sistema de estruturação e cuidado” que neste ponto concordo que se tem mostrado absolutamente intocável ao controle social que criou o modelo oficial de saúde. Cito para complementar a crítica que de acordo com Machado et al (2007, apud CASATE;CORRÊA -< http://www.scielo.br> acesso 29 de Dez de 2013) :
(...) Os currículos têm se tornado essencialmente científicos e as poucas atividades humanísticas inseridas não aparentam utilidade prática e por isso não despertam o interesse. (...) Os profissionais tornam-se cada vez mais especialistas em suas áreas, porém continuam a se deparar com questões