Separação de misturas
Campus Sorocaba
RELATÓRIO
PRÁTICA 6 – SEPARAÇÃO DE MISTURAS
SOROCABA
2014
1. Introdução Teórica A maioria da matéria que encontramos consiste de misturas de diferentes substâncias. Cada substância em uma mistura mantém sua própria identidade química e, consequentemente, suas próprias propriedades. Enquanto substâncias puras têm composições fixas, as composições das misturas podem variar. Uma xícara de café adoçado, por exemplo, pode conter pouco ou muito açúcar. As substâncias que compõem uma mistura (como açúcar e água) são chamadas componente da mistura. Algumas misturas, como areia, pedra e madeira, não tem a mesma composição, propriedades e aparência por toda a mistura. Elas são heterogêneas. Misturas que são uniformes são homogêneas. O ar é uma mistura homogênea das substâncias gasosas nitrogênio, oxigênio, e menores quantidades de outras substâncias. O nitrogênio no ar tem todas as propriedades que o nitrogênio puro porque tanto a substância pura quanto a mistura contêm as mesmas moléculas de nitrogênio. Sal, açúcar e muitas outras substâncias dissolvem-se em água para formar misturas homogêneas. Elas são chamadas soluções. (Brown; LeMay; Burten; pág.: 7).
Mistura homogênea
(http://revistavivasaude.uol.com.br/upload/imagens_upload/cafe_2.jpg)
Mistura heterogênea
(http://www.portofreire.com.br/blog/images/stories/limpeza-oleo-cozinha-apartamento-dica-porto-freire-engenharia-construtora-fortaleza.jpg)
Toda substância tem um conjunto único de propriedades - características que nos permitem conhecê-las e distingui-las de outras substâncias. As propriedades da matéria podem ser classificadas como físicas ou químicas. As propriedades físicas podem ser medidas sem alterar a identidade e a composição das substâncias. Essas propriedades incluem cor, odor, densidade, ponto de fusão, ponto de ebulição e dureza. As propriedades químicas descrevem como uma